Em um famosa cadeia de lanchonetes conhecida mundo afora, dezenas de milhares de pedidos são feitos ao longo de um dia. No início da sua operação, algumas décadas atrás, as pessoas faziam pedidos sem qualquer formalização. “Quero Cheese-bacon e uma coca-cola”, e o pedido era comandado. Inicialmente isso funcionou, mas com o crescimento da rede e novos funcionários sem experiência vários pedidos vinham errados e o retrabalho passou a operar acima de níveis aceitáveis. Tudo isso afetava a satisfação dos clientes, além de gerar prejuízos financeiros para a essa rede de lanchonetes.

Depois de algum tempo, o sistema para aceitar pedidos mudou. Quando um cliente chegava ele entrava na fila, um atendente o recebia e começava a organizar o pedido. Ele perguntava agora o sanduíche desejado, acompanhamentos como batatinhas fritas ou saladas com molhos, refrigerantes, sucos e sobremesas. Mas a cozinha não…

Chegamos à quarta métrica essencial para a gestão do seu sistema de trabalho, a vazão. Em conjunto com as métricas de Trabalho em Progresso, Tempo de Entrega e Eficiência de Fluxo, descritas anteriormente aqui, você terá condições fortes de identificar fragilidades e introduzir estressores de melhoria para criar serviços cada vez mais aptos para o propósito da sua empresa.

Caso você não tenha lido os posts anteriores, veja aqui as Partes 1, 2 e 3.

A vazão ( throughput) é uma medida de quanto trabalho você recebe ou entrega por…

É quarta-feira 9:00 da manhã. Você recebe uma missão do seu chefe de montar um relatório importante para a diretoria. Ele confia no seu trabalho e delega isso a você. Você estima o trabalho e calcula criteriosamente que 8 horas vão ser suficientes. O seu chefe, astuto, racionaliza que o relatório estará na mesa dele Quinta-Feira cedo! Ele está bem animado…

Você inicia o trabalho e começa o seu relatório. Mas hoje é uma meio de semana e o seu WhatsApp está frenético. E o seu telefone também não para. Você é interrompido várias vezes. E, para piorar, surgiu uma urgência em produção que requer a sua atenção… AGORA. …

É seis horas da tarde. Você pega o seu carro e precisa chegar do outro lado da cidade para uma visita a um casal de amigos. Mas o trânsito está carregado. Você não se move. E os carros a sua volta também não. Você demora quase uma hora chegar no seu destino. Não é muito agradável, certo?

Outra cena. Você vai até a sua sorveteria preferida para combater o calor infernal do verão brasileiro. Mas ao chegar lá você se depara com uma fila com 20 pessoas. Você já sabe, de antemão, que você demorará a ser atendido, a receber o seu sorvete e para piorar irá demorar para pagar a sua conta. Novamente, nada agradável.

Carros, Sorvetes e Demandas de Produto

O mais curioso é que essas cenas tem uma grande relação com métodos ágeis e o seu trabalho como Scrum Master ou Agile Coach.

A quantidade de carros em uma avenida ou a quantidade de pessoas em um sorveteria é, na perspectiva apropriada, o trabalho em progresso. …

O evento da COVID-19 trouxe estressores fortes para toda a humanidade. E no meio empresarial ele provocou muitas demissões e até mesmo o fechamento de muitas empresas. O segmento de turismo e de aviação, por exemplo, foi brutalmente impactado.

Curioso, entretanto, é que fenômenos como pandemias não são raros na…

Marco Mendes

Systems Thinker

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store